Como funcionam as máscaras de oxigênio no avião ?

Oi tripulação!


[...] Em caso de uma inesperada despressurização, máscaras de oxigênio para uso individual cairão automaticamente, puxe uma das máscaras para liberar o fluxo, coloque-a sobre o nariz e a boca [...]

As máscaras que caem durante uma despressurização, são máscaras oro-nasais misturadoras e possuem uma duração de cerca de 12 minutos... mas fiquem calmos, os pilotos estão preparados para descer rapidamente a aeronave para uma altitude onde conseguimos respirar sem o auxilio das máscaras.

As máscaras são ativadas...
Automaticamente quando a pressão interna da cabine fica maior do que 14000ft;
Eletricamente por um switch acionado pelo comandante;
Manualmente na tampa do compartimento de máscaras com um objeto pontiagudo.

As máscaras que estão localizadas acima das poltronas dos passageiros tem sempre (+1) uma a mais do que a quantidade de poltronas (por isso, não se pode deixar que sentem com duas crianças de colo em uma mesma sequência de poltronas);
OBS.: Se caso o comissário estiver em serviço de bordo durante uma despressurização, ele deverá pegar a máscara mais próxima!

As máscaras que estão localizadas nas galleys e nas estações de comissários, são exatas, por isso é importante que os comissários não deixem que muitas pessoas fiquem nas galleys ao mesmo tempo;

As máscaras que estão localizadas nos banheiros, são em 2 unidades por banheiro (para se caso uma mãe estiver com uma criança ou um adulto auxiliando um idoso)




As máscaras para a cabine de comando (cockpit) são diferentes das máscaras dos passageiros. Elas são full-face e estão localizadas ao lado dos assentos no cockpit. Elas estão pré-programadas para uma emergência com o fluxo contínuo e oxigênio a 100%. A parte mais curiosa é que elas se auto regulam na cabeça dos pilotos.



Vejam como é :